Seja bem-vindo ao seu espaço

Esta página concentra as informações críticas para a vida acadêmica.

Acadêmico

Acesse uma área dedicada ao acadêmico.

Acesse Aqui!

Docente

Acesse o portal Docente da FACESA

Egresso

Ë egresso da FACESA? Atualize seus dados e conheça todas as vantagens que a FACESA traz para você.

FAQ - Perguntas Frequentes

Para ter acesso ao seu sistema de gestão acadêmica, você deve acessar o link correspondente abaixo e realizar o login utilizando como credenciais de acesso os dados:

Usuário: Número de sua matrícula na FACESA

Senha: Data de nascimento no formato dia (DD), mês (MM) e ano (AAAA), exemplo: 21091982

A FACESA criou ambientes especialmente desenvolvidos para auxiliá-lo no processo de ensino aprendizagem de forma a capacitar o acadêmico ao enfrentamento de desafios e resolução de problemas. Para ter acesso à este ambiente, é necessário garantir que você esteja devidamente matriculado em uma disciplina com suporte do AVA, portanto, você somente conseguirá ver disciplinas as quais esteja devidamente matriculado. 

Caso esteja devidamente matriculado, você pode acessar o AVA clicando aqui . Antes, você deve entrar em contato com o Suporte EaD e solicitar a criação de uma conta através do email: suporteead@senaaires.com.br

A FACESA tem um setor especialmente dedicado ao atendimento, acolhimento e protocolo de solicitações, entre outros serviços. Esse setor pode ser acessado pelo seu portal acadêmico ou ainda, por contato telefônico, presencialmente e até por Whatsapp, acredita?

Para isso, basta buscar um de nossos colaboradores no SAP - Setor de Atendimento e Protocolo. O SAP é o rosto da FACESA, preparado para atendê-lo e sanar quaisquer dúvidas, seja você um acadêmico, um egresso ou mesmo um futuro aluno.

Observe os horários de atendimento e as formas de contato.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, 7:20 às 21:00.

Contato: (61) 3627-4200 Ramal 236  

Whatsapp: (61) 99857-1830  

A FACESA e todos seus colaboradores se esforçam para oferecer a melhor modelagem acadêmica para sua comunidade. Caso queira registrar um elogio, sugerir alguma mudança ou mesmo fazer uma reclamação formal, você conta com a Ouvidoria. 

A Ouvidoria da FACESA é um orgão independente, autônomo, com uma equipe que registra todo e qualquer contato para encaminhar para os mantenedores da instituição e aos setores responsáveis.

 Assim, todo o elogio, sugestão ou reclamação sempre chegam a quem é responsável pela ocorrência.

Ahh, claro, não esqueça que todos os contato com a Ouvidoria da FACESA são confidenciais, sendo garantido o sigilo e a discrição em todo o processo comunicacional.

Você pode entrar em contato usando:

Formulários depositados nas urnas disponibilizadas pelo campus.

Por email

Presencialmente

Você receberá a resposta do seu contato pela própria Ouvidoria da FACESA.

Horário de Funcionamento:

Terça-feira, das 19:00 às 21:00

Quinta-feira, 12:00 às 14:00

Sexta, 08:00 às 10:00

Sábados, 09:00 às 11:00

Contato: ouvidoria@senaaires.com.br  mail

A FACESA acredita que com a tecnologia e os recursos humanos certos, é possível mudar uma geração. Para isso, os laboratórios da FACESA estão disponíveis aos alunos para a realização de seus afazeres acadêmicos. 

Esses ambientes oferecem a infraestrutura de tecnologia à sua plena disposição, seja no laboratório de informática seja na biblioteca, você pode contar com terminais para pesquisas e realização de atividades que demandem um computador com acesso a internet.

Agora, se você já tem um dispositivo com rede sem fio, a FACESA conta com uma rede wireless cobrindo todo o campus, de forma a oferecer a você todo o conhecimento da internet a um clique de distância. Agora, todo o lugar pode se tornar um ambiente de estudos.

Mas se você precisar de ajuda, às vezes uma ampliação de tela ou ainda um teclado em braille, seja qual for a sua necessidade, estamos à sua disposição e compromissados com a acessibilidade. Na verdade, temos um Núcleo todo focado nas diversas formas de acessibilidade, se quiser, saiba mais do Núcleo de Acessibilidade.

Horário de Funcionamento do Laboratório de Informática:

Segunda a Sexta, 07:20 às 22:30

Sábados, 07:00 às 17:00

Domingos, em escala, das 07:00 às 17:00

Contato: ouvidoria@senaaires.com.br  mail

Isso se chama flexibilização curricular. É uma das estratégias da FACESA para permitir que você inclua em seus estudos, disciplinas capazes de correlacionar com a atualizada e a realidade social do país, enriquecendo sua formação e expondo-o a questões práticas do mundo moderno.

Dessa forma, dividimos o currículo em disciplinas obrigatórias e optativas. As obrigatórias sempre são cursadas, já as optativas são cursadas de forma distinta ao longo do tempo e podem ser escolhidas por você na matrícula, de acordo com seu interesse e afinidade.

Ahhh, claro. Não podiamos deixar de falar que a disciplina é optativa mas deve ser cumprida. Faz parte da sua matriz curricular e não pode ser ignorada, sob pena de não cumprir a carga horária total do curso, estabelecida no Projeto Pedagógico do seu curso.

Portanto, fica a sugestão. Na hora de definir suas disciplinas optativas, fale com seu Coordenador de curso. Ele está lá justamente para auxiliá-lo no processo de escolha dessas disciplinas com base nas suas afinidades, habilidades e competências. Conte com ele.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta, 07:20 às 22:30

Sábados, 07:00 às 12:00

Contato: cofacesa@senaaires.com.br  mail

Claro, na verdade, não é uma opção, mas um direito. Ao solicitar o aproveitamento de estudos, seu Coordenador de curso apreciará sua documentação comprobatória (histórico escolar e ementário) e realizará o aproveitamento de acordo com as regras de carga horária e equivalência, determinando quais disciplinas você poderá aproveitar dos seus estudos prévios.

Agora, antes de pegar seus documentos e correr para a Coordenação de curso, você precisa saber que todos os processos acadêmicos devem ser iniciados no SAP, o Setor de Atendimento e Protocolo acolherá sua solicitação e encaminhará, de acordo com os tramites internos, para apreciação por parte da Coordenação de curso.

Mas lembre-se, a prerrogativa de aprovar ou reprovar o aproveitamento é toda sua. Você decide o que irá efetivamente ser aproveitado e o que você acredita que possa ser interessante ver novamente.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta, 07:20 às 22:30

Sábados, 07:00 às 12:00

Contato: cofacesa@senaaires.com.br  mail

É sempre incrível perceber como essa geração está investida da importância dos estudos. A FACESA atende todos os preceitos exigidos pelo MEC, incluindo-se o número de dias letivos, conforme previsão legal.

Mais que isso, a FACESA, no cumprimento de sua missão institucional e seguindo o recomendado pelo MEC, se preocupa na exposição de seus acadêmicos à sociedade na qual estão inseridos. A participação ativa dessa comunidade acadêmica nas suas mais diversas formas, é o desejo de toda e qualquer instituição de ensino que esteja empenhada na formação de um cidadão crítico, reflexivo, participativo e com visão humanística.

Contudo, por vezes, é difícil compreender que um projeto pedagógico de curso (PPC)  possa buscar ensinar algo fora da sala de aula. Mas é exatamente esse o modelo pedagógico da FACESA, focado em atividades complexas, que demandam o uso das habilidades e competências apreendidas pelos acadêmicos na sala de aula. 

Cada experiência, seja pelos projetos de extensão, pelas atividades culturais ou ainda as atividades de monitoria e iniciação científica, são cuidadosamente planejadas para serem excepcionais, contando com a participação tanto da sociedade quanto dos docentes e acadêmicos.

Não focando na perfeição do evento em si, mas demonstrando que em equipe, somos induzidos a polir nossas capacidades, exercer características como tolerância e solidariedade, aprender com o outro, respeito às diferenças e a compreensão da diversidade no seu sentido mais amplo. Essa é a verdadeira lição dos eventos realizados pela FACESA, dos quais nos orgulhamos de contarmos com o melhor staff: a nossa comunidade acadêmica.

No momento da sua matrícula, você é encaminhado a Coordenação de curso para a montagem da sua grade horária.

Esse é o momento ideal para você tirar suas dúvidas quanto aos horários de aula. Como cada acadêmico tem uma história, esses horários podem variar bastante, especialmente se você fez aproveitamento de disciplinas.

Contudo, no ato da matrícula, você se compromete com a disponibilidade integral nos períodos contratuais naquele semestre letivo.

A depender da sua grade, sua aulas pode começar das 07:20 hrs às 12:30 no período matutino, vespertino (14:00 às 18:00) e noturno (18:20 às 22:30). Na dúvida, consulte a Coordenação de curso para saber quais os horários da suas aulas. 

Assistir as aulas é seguramente uma atividade importante no processo de aprendizagem, contudo, mais importante que tudo é a garantia que seus atos escolares estão sendo registrados pela Secretaria Acadêmica.

Nos casos onde você esteja com a matrícula inativa, você não conseguirá realizar emprestimos na biblioteca, acessar o ambiente virtual de aprendizagem ou mesmo realizar empréstimos de computadores no laboratório de informática. 

Portanto, caso perceba que sua matrícula possa estar inativa, peça licença ao seu professor e fale conosco no SAP. O Setor de Atendimento e Protocolo o receberá, registrará sua solicitação e informará quais procedimentos são necessários para a regularização da matrícula. Com a matrícula ativa, você poderá explorar toda a metodologia pedagógica da FACESA.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta, 07:20 às 22:30

Sábados, 07:00 às 12:00

Contato: cofacesa@senaaires.com.br  mail

Antes de tudo, relaxe. O período de férias é tão importante quanto o período letivo. Para garantir a sua tranquilidade nas férias, a FACESA disponibiliza o seu calendário acadêmico que conta com os períodos de rematrícula.

Assim, você fica sabendo qual é o período adequado para se reapresentar a FACESA e renovar sua matrícula, iniciando o novo semestre com tudo em ordem, você tem a tranquilidade de focar nas aulas e nos estudos extra-classe.

A renovação é feita pelo SAP que acolherá sua solicitação, encaminhará aos setores responsáveis e sanará quaisquer dúvidas quanto ao processo de rematrícula. 

E lembre-se, descanse a mente nas férias e entre em contato caso precise saber quando deve se preparar para o período de rematrícula.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, 7:20 às 21:00.

Contato: (61) 3627-4200 Ramal 236  

Whatsapp: (61) 99857-1830  

Antes de tudo, às vezes, no momento em que mais precisamos, somos incapazes de ver uma saída. Se enfrentar um problema desses, saiba que sua Coordenação de curso está à sua disposição para ouvir e buscar oferecer alguma solução, caso exista.

Claro que nem sempre a Coordenação de curso tem a solução, mas sempre que possível, encaminharemos você ao setor responsável.

Caso realmente o trancamento se faça necessário, o SAP (Setor de Atendimento e Protocolo) está no aguardo da sua solicitação para acolhê-lo e dar seguimento aos procedimentos internos de trancamento. 

Mas lembre-se, obstáculos sempre existem e estamos aqui para ajudar a superá-los. A FACESA estará sempre de portas abertas para que você retome suas atividades acadêmicas conosco.

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta, 07:20 às 22:30

Sábados, 07:00 às 12:00

Contato: cofacesa@senaaires.com.br  mail

A FACESA faz o controle de entrada e saída de todos aqueles que frequentem o campus. Esse controle é realizado por meio de reconhecimento biométrico individual de cada acadêmico. Os visitantes são identificados na portaria e tem o acesso liberado manualmente após cadastro.

Esses procedimentos de segurança são necessários para garantir a sua liberdade e tranquilidade no campus da FACESA.

Portanto, caso esqueça sua carteirinha, saiba que sua chave de acesso é sua digital, portanto, pessoal e intransferível.

Ainda assim, para ter acesso a todos os serviços acadêmicos, você pode precisar da sua carteirinha, nos casos de empréstimos de livros ou computadores, por exemplo. Portanto, mantenha sua carteirinha sempre consigo.

Nessas horas, você pode contar com o auxílio de qualquer Coordenador de curso, até mesmo um professor. O mais importante é você saber que a FACESA tem um grupo de professores dedicados a avaliar e aprovar todas as avaliações dos professores, garantindo que estas estejam de acordo com as recomendações institucionais.

As avaliaçòes da FACESA são confeccionadas para evitar a resposta por memorização, exigindo foco, racionício lógico e argumentaçào para a resposta das questões, que são trabalhadas de formar transversal, interligando várias áreas do conhecimento.

Esse processo busca treinar a capacidade de resolver questões do mundo real em toda sua complexidade.

Mas a FACESA também compreende que somente uma avaliação não representa o aluno em sua totalidade. Por isso, estabelece a política de estímulo a avaliação continuada, um processo em que o docente pode atribuir até 30% da pontuação bimestral à outras formas variadas de avaliação.

Assim, o acadêmico é avaliado de forma mais plena, podendo ter que obter até 30% da nota em atividades variadas, onde será mensurado seu desempenho e proporcionalmente pontuado.

A cada bimestre, o acadêmico passa por avaliações chamadas B1 e B2.  Quando o acadêmico obtém uma média geral  ((NB1 + NB2) / 2 ) igual ou superior a 7,0, ele é aprovado.

Caso o acadêmico não obtenha nota 7,0 na média geral, ele tem direito a realizar o exame final. Observe que somente quem tenha média geral igual ou superior a 5,0, tem o direito da realização do exame final. Notas abaixo de 5,0 na média geral são automaticamente reprovados, sem direito ao exame final.

Aos que realizaram o exame final, basta calcular a média final ((média geral + NB3) / 2 ). Nesse caso, se o acadêmico obtiver nota igual ou superior a 5,0 na média final, encontra-se aprovado. Caso contrário, é reprovado, precisando cumprir a matéria na modalidade dependência.

Segundo as demandas estabelecidas pelo MEC, o acadêmico deve ter frequência igual ou superior a 75%  da carga horária total da disciplina para fins de aprovação. 

Mas lembre-se, há sempre regimes especiais para o acolhimento de situações específicas com o acadêmico. Afastamentos por saúde, convocações podem demandar tratamento especializado. Na dúvida, consulte o SAP , Setor de Atendimento e Protocolo, e tire sua dúvida.

Você pode ainda fazer isso por telefone se quiser ou mesmo pela internet. Na dúvida, consulte sua Coordenação de curso.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, 7:20 às 21:00.

Contato: (61) 3627-4200 Ramal 236  

Whatsapp: (61) 99857-1830  

A FACESA acredita que avaliar vai além de medir uma nota em uma prova. O processo avaliativo compreende também a consciência no acadêmico dos motivos pelos quais o raciocínio original estava fora do contexto e corrigindo a visão para a absorção de uma variedade de ângulos distintos.

Contudo, é natural que no processo de desenvolvimento de um cidadão crítico e reflexivo, o próprio docente pode sofrer com uma contraargumentação na correção da prova.

Para a resolução desses casos, a FACESA institui a vistas de avaliação, aula onde as avaliações são corrigidas e entregues aos acadêmicos para apreciação. Nesse momento, o acadêmico pode expor sua argumentação, solicitar reanálise de questões fundamentando oralmente suas respostas. Ao fim desse processo, estabelece-se a correção da avaliação e confirmação da nota.

Em casos extremos, pode haver divergência não conciliável entre o docente e o acadêmico. Nesse momento, o acadêmico pode solicitar a revisão de avaliação, fundamentando e referenciando cada resposta em documento anexo, com base na bibliografia básica e complementar, prevista no plano de ensino da disciplina, e que justifique sua resposta. 

A entrega desse documento no SAP , Setor de Atendimento e Protocolo, levará ao encaminhamento do mesmo à Coordenação de curso para apreciação de forma. Se o documento estiver fundamentado e referenciado, justificando com base na literatura mencionada, a Coordenação de curso oferecerá a avaliação a um Conselho de Docentes, distinto daquele que lecionou a disciplina, para apreciar as respostas da prova e as argumentações baseadas na literatura do plano de ensino.

Caberá a esse Conselho o deferimento das alegações, analisadas questão a questão, com ajuste do status da correção e pontuação. Ainda, em casos de indeferimento, sempre analisando questão por questão, a nota não será corrigida e será validada de forma definitiva pelo Conselho..

Na verdade, a FACESA oferece tanto cursos de verão quanto de inverno. Na realidade, esse é o nome dado para os cursos de curta duração para cumprimento de disciplinas em dependência, aqueles casos onde o acadêmico não consegue aprovação e precisa realizar a disciplina novamente.

Nesses casos, caso o acadêmico opte pela realização dos cursos de verão ou inverno, ele realizará a disciplina, de forma condensada durante o seu período de férias.

Contudo, somente aqueles que fizerem a pré-inscrição nos cursos de verão ou inverno, podem realizar os mesmos. São necessários ao menos 20 inscrições para que o curso realizado e o período de inscrições consta no calendário acadêmico.

Observe que os cursos de verão ou inverno não permitem a aceleração da formatura, na verdade, o próprio MEC impede a aceleração. Mas são uma excelente opção para ajustes curriculares por reprovações.

Ahhh, você pode inscrever-se nos cursos de verão ou inverno por meio do SAP, Setor de Atendimento e Protocolo.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, 7:20 às 21:00.

Contato: (61) 3627-4200 Ramal 236  

Whatsapp: (61) 99857-1830  

Missão

"Oferecer um ensino de qualidade, tornar público o conhecimento científico produzido, sobretudo formar cidadãos com visão técnica, científica e humanística que contribuam de maneira efetiva para o desenvolvimento da sua região de influência."





Localização

Endereço: Rua Acre, Quadra 02. Lotes 17/18, s/n - Setor de Chácras Anhanguera, Valparaíso de Goiás - GO, 72870-508

Contatos

 (61) 3627-4200

 (61) 99944-9552